quarta-feira, 7 de junho de 2006

DN

Alkantara Festival
Nem só os grandes nomes valem a pena

Esperando os grandes nomes, o Alkantara Festival – que pode ter-se cruzado consigo ontem, nas performances realizadas dia e noite por Lisboa – segue com estrelas de sábado. Recuperamos ainda o fim-de-semana, até porque o Teatro Praga voltará ao Picadeiro da Politécnica no próximo, com Discotheater – a duracell show.
Espera-se por espectáculos de Jérôme Bell e dos Forced Entertainment, de Romeo Castelluci/Socìetas Raffaello Sanzio, Tim Crouch, João Fiadeiro, Vera Mantero, Bruno Beltrão/Grupo de Rua de Niterói (dia 7 no Parque Mayer antes do CCB). Espera-se fecho em grande, com nova aposta em Alain Plater/C. de la B., num VSPRS que cruza as Vésperas de Monteverdi e curtas-metragens de Jean Rouch. E que a aposta seja ganha, como não foi a da inaugural Isabella’s Room, por Jan Lauwers e a Needcompany: uma sauna sob texto indigente e estafada receita músico-coreográfica. Multi-referencial mas sem receita, foi o Discotheater do Praga.
Espectáculo ritualista, parte repetição e parte catarse, aliando conceptual e lúdico e questionando identidades em 55 variações sobre mestria, na senda d’Os Mestres Cantores… de Wagner, com lugar para cenas de Fellini 8 ½ e duma especial Casta Diva, ao som de Ramones, The Liars, Love and Rockets & etc., pondo os artistas “à beira do abismo”, como disse ao DN Patrícia da Silva. Nessa prova de risco, foram um portento energético. Comunicante: o público, não sendo tanto às 06:00 quanto às 00:00, aguentou-se em vai-e-vem, parte constante, parte renovado.
Sábado e domingo também volta O Senhor Armand Vulgo Garrincha, de Serge Valletti/Pedro Carraça/Dinarte Branco (no Clube Rio de Janeiro). Amanhã, nas Mónicas, recomeça A Paixão Segundo João, de A. Tarantino/Silva Melo/Artistas Unidos. Já hoje, continuam performances de residentes nos Encontros 2005-2006: Aqui enquanto caminhamos (Gustavo Ciríaco e Andrea Sonnberguer, Museu do Fado), Dueto (Filipa Francisco e Idoia Zabaleta, Miguel Bombarda), Estratégia nº1: entre (Dani Lima e Sodja Lother, R. das Janelas Verdes), Caixa Preta (Cláudia Müller e Cristina Blanco na Casa dos Dias da Água).


Elizabete França in Diário de Notícias 5.Junho.2006