terça-feira, 5 de setembro de 2006

Texto

(texto para o nelly*...)

Este é o ponto de partida.
Bem, comecemos assim. Estou aqui. Á tua frente. A ler-te isto que escrevi. O tema deste texto é transdisciplinaridade. Portanto é isto mesmo. Sim, confiro. Como é que dois corpos (duas estruturas), ou mais, uma orgia de corpos (de estruturas), produzem um outro corpo (outra estrutura). Um filho? Produzido nessa confusão libidinosa? Como agora. Vocês miram-me. E eu não vos miro. No entanto sei que fiz isto e vocês sabem que estão a ver. Não há nada entre nós. Só isto. Este agora. Vou dizer ‘agora’ para ser agora. Agora. No entanto não posso dizer aqui. Porque não sou eu. Nem és tu. Sabemos que isto está presente. Mas não sabemos como. “Eu não sou eu /nem sou o outro/ sou qualquer coisa de intermédio”. Não, também não é isto. Estaria certo se estivesse a falar sobre um objecto interdisciplinar. Tenho sempre este costume de escrever a palavra disciplinaridade com E, disciplinari(E)dade. Facto que resulta do hábito de assinar (eu e a minha família materna) com um E entre o nome e o sobrenome. E logo todas as palavras complexas (isto é, longas) para mim têm sempre um E algures no meio. Faz parte do meu sangue. Da minha transdisciplinaridade visível interdisciplinarmente.
Prossigo.
Transdisciplinaridade. Eis o enigma, ou melhor, para pseudo-citar Eduardo Lourenço, a esfinge. Etimologicamente há uma grande diferença (apesar de na prática, todas as palavras difíceis do saco semântico da artes pertencerem à mesma ideia, i.e. a de experimentação), dizia eu, há uma grande diferença entre as palavras transdisciplinaridade e interdisciplinaridade. Uma diferença assaz importante para estabelecer as bases deste texto. Poderia simplesmente transportar tudo para a palavra Gesamtkunstwerk, e sobre esta fazer um discurso algo evasivo sobre a questão. Gesamtkunstwerk. Reequacionar este problema contemporâneo através da eterna contemporânea Obra de Arte Total do eterno contemporâneo Richard Wagner. Mas não. Vou tentar evitar clichés, de uma vez por todas.
Tento a perfeição.
Vou ao dicionário. Um pouco pesado. Aposto que o dicionário modernista é bem mais leve. Pois bem. Interdisciplinar: aquilo que diz respeito a duas ou mais disciplinas em simultâneo (portanto, um terceiro corpo que torna possível a coexistência de diferentes células (as células da árvore genealógica, por exemplo)). O facto de, como já anteriormente referi, eu escrever interdisciplinaridade com um E no meio, é disso um bom exemplo. A criação de uma nova palavra através da coexistência de duas células diferentes: 1) uma palavra reconhecível como léxico instituído (raciocínio), e 2) um E meramente visual (afectivo). Interdisciplinari(E)dade, uma terceira palavra. Ora, o prefixo trans diferencia-se do inter por exprimir a ideia de ir para além de, através de. Portanto, não diz respeito a qualquer coisa (como no caso do inter), mas ultrapassa largamente (e já estou eu a ultrapassar) essas mesmas coisas (no caso de trans). Sendo assim, Trans pode também assumir outras formas como: tra, tras, tres. O que em si define tudo. Enquanto que inter inter est. Inter é inter. Ela é ela mesma. Inter. Trans é trans, mas também pode ser qualquer outra coisa: tra, tras, ou tres. Encarna. Tra, tras, tres, tra, tras, tres, tras, tras, tres. Errei, é isso mesmo que ela quer, está sempre em constante (Trans)formação. Ao contrário da inter, trans não é ela, é sempre uma outra coisa. Mata o Pai e mata a Mãe. E é esta a grande falha teórica contemporânea, ao obrigar a transdisciplinaridade (que sabe-se lá porque é que a inventaram) a agir segundo os costumes e ditames da interdisciplinaridade. Porque enquanto a interdisciplinaridade é reconhecível, a transdisciplinaridade, como mutante que é, nunca se reconhece.
Resumindo.
A interdiscipliniari(E)dade ( e o facto de ter errado é já em si o exemplo auditivo deste conceito) é a coexistência em tempo real de um número plural de formas, ora cruzando-se (aquilo a que eu chamo uma relação afectiva) ora não; isto é, comunicando paralelamente (relacionando-se racionalmente). Estas duas perspectivas (bem como todas as outras, provavelmente) só são possíveis de consciencializar no modus operativo do autor. O espectador não tem, nem deverá ter esta capacidade de diferenciar em tempo real estas características (ou tenta-se que não tenha), para puder usufruir da melhor forma possível o trabalho que lhe é apresentado (esse terceiro objecto). Mas a transdisciplinaridade não cruza nem paralela. Não se importa a quem é que é obrigada a apresentar-se. Não tem consciência do que ela é. Porque ela já não é ela. Em termos libidinosos, diria que a interdisciplinaridade é quando um casal faz amor; e a transdisciplinaridade o resultado desse amor ( e não necessariamente desse casal) sob a forma de um/a pré-adolescente na fase difícil de crescimento. A transdisciplinaridade é, assim, um nonato. O bebé que é suposto vir e não vem. É forçado a sair, portanto veio. Foi-se-lhe a vontade, e veio-nos o proveito. Vai e vem. Um projecto transdisciplinar. O bebé arrancado do corpo da mãe. A teenager louca por subir aos andares das compras. Figuras tutelares assassinadas. Nome assinado sem prefixo, e sem E no meio.
Este é o ponto de chegada.
Um vazio total para dar voz à transdisciplinaridade.

André e. Teodósio
Abril/Maio de 2005

*Texto escrito e gravado em video para o espectáculo de Nelson Guerreiro (sim, o homem que escreve ao lado de Marc Augé): 'Vaivém - a história verdadeira de um projecto transdisciplinar'.