quinta-feira, 1 de novembro de 2007

PUBLICIDADE

A OPORTUNIDADE DO ESPECTADOR
[ PRIMEIRA FASE DE APRESENTAÇÕES / TORRES VEDRAS
]

um projecto curatorial de
Rogério Nuno Costa


Entre os meses de Outubro de 2006 e Outubro de 2007, realizei um total de 8 workshops em 8 cidades diferentes (Caldas da Rainha, Torres Vedras, Porto, Lisboa, Hamburgo, Braga, Berlim e Almada). Esses workshops basearam-se em pressupostos teórico-práticos e conceptuais desenvolvidos no seio do projecto "Vou A Tua Casa" (http://www.vouatuacasa.blogspot.com/), trilogia que apresentei ao longo de três anos (2003/2006) em várias cidades portuguesas e estrangeiras, assim como noutros projectos a ela adjacentes: "FUI" (2005/2006) e "Projecto de Documentação" (2006/2007).

O documento "Dogma 2005" (http://www.dogma05.blogspot.com/), que compila num set inflexível e incontestável de regras os avanços teorizantes dos projectos atrás elencados, tornou-se na ferramenta basilar utilizada nos ditos workshops. Dos 70 "artistas" participantes, desafiei 17 a darem seguimento aos projectos criados durante o workshop, embora respeitando de forma ainda mais rigorosa e contínua as regras impostas pelo "Dogma". Chamo a estes participantes "espectadores oportunos". A estes juntei um grupo de "pensadores", um grupo de "observadores" e uma "selecção de esperanças" (para uma nova ordem do diálogo crítico em Portugal); ainda uma série de terroristas de rua, alguns videoclips clandestinos com meias na cabeça e voz distorcida, uma ideia de filme, uma ideia de livro, conversas secretas, um workshop de dança hip hop, a fundação oficial da Associação dos Amigos do "Vou A Tua Casa", uma exposição da "arte dos espectadores" e um dj set de música totalitária. Tudo desligado e tudo desembrulhado.

"A Oportunidade do Espectador" é, por isso, sobre liberdade artística, mas também sobre corrupção, sobre imposição de novos cânones, sobre a ética do observador, sobre a importância do MSN Messenger e do blogger.com para a criação artística contemporânea e sobre o nascimento de mais uma seita nominalista (que já começou a recolher o dízimo) em jeito de novo Modernismo ressuscitado com sotaque e retórica pós-modernos."Abaixo a tentativa anacrónica de superação doentia da crise da contemporaneidade", diz o "Dogma". "Power to the people!", digo eu.

TORRES VEDRAS / TRANSFORMA B
apresentações públicas/intervenções terroristas/discussões:
2 e 3 de novembro de 2007 - 18:30/23:00
MAIS INFO AQUI e AQUI