A primeira de onze Teses sobre o Teatro de Alain Badiou:
"1. Estabelecer, como convém para toda a arte, que o teatro pensa. O que se deve entender, aqui, por 'teatro'? Contrariamente à dança, que se acha sob a regra única de um corpo capaz de trocar o ar e a terra (e até mesmo a música não lhe é essencial), o teatro é uma organização. A organização de componentes materiais e ideais extremamente díspares, cuja única existência é a representação. Estas componentes (um texto, um espaço, corpos, vozes, trajes, luzes, um público...) são reunidas num acontecimento, a representação, cuja repetição, noite após noite, não impede de todo que seja de cada vez fáctico, isto é, singular. Estabeleceremos, então, que esse acontecimento - quando realmente teatro, arte do teatro - é um acontecimento de pensamento. O que quer dizer que a organização das componentes produz directamente ideia (enquanto que a dança produz mais a ideia de que o corpo é portador de ideias). Estas ideias - ponto capital - são ideias-teatro. O que quer dizer que elas não podem ser produzidas em nenhum outro lugar, por nenhum outro meio. E também que nenhuma das componentes tomadas isoladamente está apta a produzir as ideias-teatro, nem sequer o texto. A ideia surge em e pela representação. Ela é irredutivelmente teatral e não preexiste à sua chegada 'à cena'. "