quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Livre/o (plural)

PasoliniMoravia
Sobre O Cheiro da Índia de Pasolini (ed. 90º) e Uma Ideia da Índia de Moravia (ed. Tinta da China) já o F.F. (não o dos morangos com açúcar) escreveu um belo texto (aqui). São dois livros maravilhosos onde dois Luigi Motta relatam sofrer de hiper-consciência do presente perante o "mercado do vomitado" (a cabeça é crucial em ambas as leituras Jamie Oliverianas: brains and nose). Citando F.F. "São então inventadas, as Índias de Moravia e Pasolini."
E isso leva-me a este livro:
Regis Airault
Loucos pela Índia de Regis Airault (ed. Via Óptima) relata esse "mercado do vomitado" (Ginsberg dixit) vicissitudinário onde os hegemónicos entram em colapso, os radicais metaforizam-se e os hedonistas eclipsam-se (portanto os primeiros são os únicos que não compreendem que a Índia, ou qualquer nação, deve ser Turbo-Folkizada i.e. torna-se no que queremos e não no que naturalmente é). É a fantasia-por-vir proporcionada pela ideia-de-Índia que destrói a estrutura vigente levando rapidamente os radicais e os hedonistas a um estado parecido com a demência (ou a loucura), e os hegemónicos a regressar antecipadamente a casa. Mas em boa verdade nem uns regressam a casa, nem os outros estão doidos (por mais haxixe que tenham fumado). E aqui surge então o próximo livro:
Livro
O Japão é um lugar estranho de Peter Carey (ed. Tinta da China) é o relato de uma viagem do autor e do seu filho à Terra da Bd (e nada desta cultura é surpreendente, visto que o Japão já foi uma ilhota da R.P.C. e tal com os conteúdos da CCTV se assemelham aos da RTP, também a LÓGICA dos costumes é partilhada entre a China e a Índia i.e. os avatares, as mitificações excessivas, não-carnais e vingativas, a pulsão para a morte ou entre nirvana e kamikaze e harakiri, etc. ect. etc.). Assim sendo, o Japão-pós-guerra tornou-se numa versão pop daquilo que fascinou a Savitri Devi e passou a ter novos adoradores. Estes novos devotos começam pela primeira vez nos últimos 100 anos a questionar a realidade simbólica para além da estética i.e. questionar a própria estrutura do acreditar. E nesse confronto histérico surgem dúvidas: Quando e quem é que decidiu que a cultura 'própria' é melhor que a cultura adquirida? E que toda a História é interessante? Porque é que essa e essa e isso e essa e esse e essa e essa é uma prioridade?
Síntese: É pena Portugal ainda não ser um lugar estranho.