terça-feira, 19 de maio de 2009

Decálogo

As coisas que se encontram...

Moisés estava drogado no Monte Sinai? “Sim”. Essa é a opinião de Benny Shanon, especialista em psicologia da Universidade Hebraica de Jerusalém. Segundo ele, Moisés teria ingerido a substância alucinógena conhecida no Brasil como chá do Daime, de modo que a doação divina dos Dez Mandamentos seria uma ilusão cognitiva causada pela droga.
A teoria foi publicada na revista de filosofia Time and Mind e a repercussão do estudo gerou polémica pelo mundo fora (?!).
“De acordo com o pesquisador, a criação dos Dez Mandamentos poderia ser consequência de uma experiência com substâncias psicotrópicas que alteram o estado cognitivo do indivíduo, e se encontram em plantas existentes inclusive no deserto do Sinai”, disse Shenon à BBC. “Segundo o pesquisador, os efeitos psicodélicos das bebidas preparadas com a ayahuasca são comparáveis aos produzidos pelas bebidas fabricadas com o córtex da acácia. A Bíblia menciona essa árvore frequentemente, e a sua madeira é parecida com a que foi utilizada para talhar a Arca da Aliança”.