sábado, 24 de outubro de 2009

Acrescento

Acrescento escrito já no aeroporto de Munique sobre o espectáculo da Ivana Müller. É um espectáculo de uma hora. O movimento dos seis ou sete em palco é o dos agradecimentos no final do espectáculo em slow motion. Estendido. E à medida que sorriem, aplaudem, saem e voltam a entrar, fazem a vénia, etc., dizem umas coisas, espécie de “pensamentos do actor no momento dos aplausos”. Entre eles está o Pedro Inês. E este acrescento é-lhe dedicado. Antes de mais por culpa do nome. Faz-me logo pensar no Belo Monstro de Picabia, resultado da omissão da copulativa na equação, ideia que aparece aliás escrita em Padam Padam. Pedro e Inês passa a Pedro Inês, neste caso não para explorar o paradoxo inconciliável, a impossibilidade possível (ou a possibilidade impossível) mas para unificar a tragédia e amor e género. Mas o Pedro Inês também teve o dom de, com a sua entrada em cena, nos fazer lembrar o nosso Pedro Pires produtor, dadas as semelhanças físicas, tantas que foi imediato o reconhecimento a quatro.