segunda-feira, 10 de setembro de 2012


Marco Alemão
Um evento comissariado pelo Teatro Praga 

Horário escolar 


Horário
Biblioteca
Cafetaria
Auditório
Jardim
Salas de aula
Escadas
11h30
Kinder são presa 1





12h00
Kinder são presa 2
Azeitegeist
Achas que sabes dançar como a Pina Bausch?



12h30
Kinder são presa 3


Floresta Negra
(encontro à


13h00
Kinder são presa 4


porta do Instituto)


13h30

almoço no
Goethe-Café



14h00
ShopOneHour





14h30



Grimm, disseram eles


16h00
Aftas ardem, feridas idem





17h00




Alte Schule 1

17h30

anúncio do vencedor Tokio Hotel




18h00

JMFR 2012


Alte Schule 2

19h00




Alte Schule 3

19h30





Ufa
20h00

Jantar no 
Goethe-Café



22h00



Folk Vago


22h30

Quiz Marco Alemão




0h00


Discotheater Remix






Em contínuo:
Agência de notação: Cabeças pensantes elaboram sobre o que veem em Marco Alemão. Em publicação contínua no blog: www.teatropraga.blogspot.pt (computadores junto à biblioteca e projeção de textos no bar).
Bravo: Para repousar, uma cama adolescente com revistas para ler.
Singstar: um microfone disponível para quem quiser cantar em alemão,.
Ravioli: episódios da série de culto Ravioli que inspirou o apetite de muitos portugueses nos anos 90.
Tokyo Hotel: concurso de look-alikes dos Tokyo Hotel. Votação do público. Anúncio do vencedor às 17h30 por membros do Clube de Fãs dos Tokyo Hotel em Portugal. O prémio para o vencedor é uma edição especial, exclusiva para o Japão, do álbum Dark Side Of The Sun.
Goethe-Café: Um café sempre disponível para o servir. Comida e bebida!


Entrada livre para todos os eventos.


Achas que sabes Pinar?
um workshop de dança com Catarina Campino
Às 12h00 no Auditório. 

Para MARCO ALEMÃO, um evento comissariado pelo Teatro Praga para festejar os 50 anos da presença do Goethe Institut em Portugal, Catarina Campino dirige um workshop que exploras as ferramentas artísticas de Pina Bausch misturando-as com o formato de um conhecido concurso televisivo. Aos participantes será dada a oportunidade de descobrir a dança de Pina Bausch na pele. 

Catarina Campino é artista plástica 


Aftas ardem, feridas idem
Maxpassion, ein Text für 4 Schauspieler und 45 Minuten
Às 16h00, na Biblioteca. Leitura em alemão com legendagem em português. Entrada livre.

Para MARCO ALEMÃO, um evento comissariado pelo Teatro Praga para festejar os 50 anos da presença do Goethe Institut em Portugal, 4 atores cheios de talento aceitaram fazer uma leitura encenada em alemão de uma peça de J.M.Vieira Mendes nunca produzida em língua portuguesa. Sem acesso ao original português, os 4 atores portugueses, ignorantes na língua estrangeira, vão tentar o seu melhor. 
Com Diogo Bento, Mariana Bernauer, Paula Sá Nogueira e Pedro Penim 


Alte Schule. Filipa César
Às 17h00, 18h00, 19h00 e 21h00 nas Salas de aula. 

Para MARCO ALEMÃO, um evento comissariado pelo Teatro Praga para festejar os 50 anos da presença do Goethe Institut em Portugal, Susana Pomba pensou um Old School (oldschoolpomba.blogspot.pt) especial: uma exposição, quatro inaugurações.

17h00 Rapport, 2007 (16’40’’)
18h00 Allee der Kosmonauten, 2007 (8’17’')
19h00 Berlin Zoo, Part02, 2001-2003 (5’37’’)
21h00 Ringbahn, 2005 (61’00’’)

"Feito por mim desde 2011, o Old School ocupa o espaço do Teatro Praga no Poço do Bispo mensalmente – é um evento de uma noite que apresenta uma obra inédita de um artista. Este Alte Schule é um pouco diferente. É um sucedâneo que sabe tão bem como o original. É ao mesmo tempo uma pequena mudança de bairro e uma mudança de país. É também apenas um dia e um artista mas mostra um conjunto de obras produzidas entre 2001 e 2007 de uma portuguesa que há mais de dez anos está sedeada em Berlim – Filipa César. A Filipa é o meu Marco Alemão. Foi com ela e com estas obras que me familiarizei e iniciei na cultura alemã e por isso as quero reunir e vê-las todas de uma só vez." 

Susana Pomba 
Curator, writer, blogger (missdove.org)
Licenciada em Pintura com pós-graduação em Estudos Curatoriais pela FBAUL, Universidade de Lisboa e Pós-Graduação em Edição, Livros e Novos Suportes Digitais da Universidade Católica. Como curadora, é responsável pelos projetos “O Dia Pela Noite” no Lux Frágil e o evento mensal “Old School” no Espaço Teatro Praga, entre outros. É autora do blog/arquivo “Dove’s taste of the Day” (desde 2007). Colaborou com diversas publicações culturais e é editora da revista “Props” com, e para o Teatro Praga, desde 2009.


Azeitegeist
Uma performance-workshop culinária pelo Chef Rø
Às 12h00 na Cafetaria. Inscrições gratuitas (até 15 pessoas) com direito a degustação para producao@teatropraga.com (Assunto: Azeitegeist)


A minha relação com a culinária é tecno-emocional. A minha relação com a Alemanha também. As músicas dos Scooter, dos Culture Beat, dos Captain Hollywood Factory, dos Mr. President e dos Snap! foram mais importantes para a minha formação an-artística que os escritos do Nietzsche. Não acredito em comida ao som da qual não se possa dançar. E porque não cozinho com o coração, mas com as mãos (e restante esqueleto cerebral), proponho um menu de degustação com data de 1994 (o ano corrente) servido a bordo de um rav’ião Faro/Frankfurt com escala em Ibiza. Uma espécie de inversão dialéctica do sonho mediterrânico: vai o azeite, em car(r)inhos de choc, à Floresta Negra. Um show case interativo de pratos luso-germânicos cozinhado a 180 bpm’s por Chef Rø. 

Chef Rø aka Rogério Nuno Costa é um "chef" conceptual que mistura as tradicionais receitas minhotas à base de sangue com uma cozinha molecular avant-guarde. Nos tempos livres faz obras de arte idiotas para ajudar a pagar as contas. 


Discotheater Remix
um espetáculo Medalha D'Ouro
A partir das 0h00, no Auditório.

Para MARCO ALEMÃO, um evento comissariado pelo Teatro Praga para festejar os 50 anos da presença do Goethe Institut em Portugal, os Medalha D'Ouro aceitaram fazer um remix de um espetáculo passado do Teatro Praga: Discotheater (2006). Estás a ver as versões longas dos doze polegadas? Não tem nada a ver.

Medalha D'Ouro: Discotheater Remix
2006 (ja) |-Teatro de Hart and
O desempenho de--"Duracional","o, ã ' t parece Vela Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera Vera velho". VOC ê iniciar partir UM "Mestre de Nuremberga de-Wagner" [no problem and de tempo j Á um fucking fucking movie É disco na hist ó ria e o esp í rito, espet á teatral rad Ele É t ã o novo Disco era. As an entre teorias e fatos. E O e autoridade tradi entre
アルテエントレ Arte falsoE o í cia entre improvisa per... O sacrif í cio-de-sangue e Vit ó ria romantismo under. O "games and anger" sutileza e presen c / de, esp í rito. Entre o dionis í aco e o apol í neo. "Discoteatraliza o" continuamente. UMA linha de remix de-imagens e propriedades explosivas. "Phantasmagoria". Professor não o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o coloque o o "Discoteatral", Coimbra, que como Tal para version Tudo e Todos est á à, da Luz since. "Ilumina o (o ilumina). Nestes Dias h o-de-solicita ê que perdeu seu significado uma consci j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j Já uma Nova, a town is a real é irreal de-drills. As well as the control o sistema impratic á. O desejo não o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o.UMA que coisa, o family... Continue Assim é o catalisador para um cuisine. How deu UMA tempestade em uma Web food China nutrition í cio g e j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j Já tiver cavalos Penas para neros quebrou labir í ntica que E quente palco l j j j j j j j j j j j j j j j j j j Á form os tr ê s mil convidados de-fun para uma Galleria vaziavoc ê thigh, calf and por s ICO Serviup que the mAisagem Teve sua cravos vermelhos encontradosum colch ã School of op folhas at o, de Arte link horse sicos Honda meat. Object-oriented sensor disco de-play, Deixe "sonhos para interpretar aprende que podemos dar lhe nosso e í cil DIF na and da main ã est á Vamos em que tivemos um um como se ousar é maravilhoso". According to De-according, by PENSAR porque by what Acordamos E Don e. e Nossa Miss ã Temos certo receosos embora Esta IR Office Nó a. Espero que ", e. como Nó s nos divertimos..."

Medalha D'Ouro é uma companhia de teatro portuguesa baseada em Lisboa e em atividade desde 1998. Trabalha especialmente no ramo da performance, teatro experimental e de pesquisa. Já colaborou com vários criadores e grupos independentes portugueses e internacionais, incluindo a companhia Skritt (Hungria), o Grupo de Teatro da Nova, o Colectivo 84, o Teatro Praga, o Cão Solteiro e o New Theatre of Oklahoma.


Folk vago
um concerto de Malta Dourada 
Às 22h, no Jardim.

Para MARCO ALEMÃO, um evento comissariado pelo Teatro Praga para festejar os 50 anos da presença do Goethe Institut em Portugal, Norberto Lobo preparou com os Malta Dourada um concerto com um alinhamento composto por grandes êxitos da música alemã: os famosos Schlager, presentes, por uma noite, na música improvisada. 

Malta Dourada são Norberto Lobo e Pedro Sousa.


Floresta Negra
um passeio botânico com António Carmo Gouveia 
Às 12h30, à porta do Instituto. 

Para MARCO ALEMÃO, um evento comissariado pelo Teatro Praga para festejar os 50 anos da presença do Goethe Institut em Portugal, António Gouveia organiza um passeio de informação botânica pelo jardim do Instituto com direito à plantação de duas novas espécies.

A Floresta Negra ocupa cerca de 9600 km2 na região alemã de Baden-Württemberg, na Alemanha. A Mercedes-Benz, a Porsche e a Hugo Boss, têm a suas sedes nessa mesma região. Qualquer pessoa facilmente reconhecerá o símbolo de uma das marcas citadas, mas ao olhar para uma folha de uma das espécies de árvore que compõe a imensa floresta não dirá muito mais que verde (ou qualquer uma das gradações de cor que acompanham as estações). 
As espécies vegetais que preenchem a paisagem que nos rodeia são, a maior parte da vezes, indistintas, objetos num cenário que se quer agradável mas anónimo. Ainda que com uma grande presença de product placement falta-lhes marketing e branding e copywriters.
Dentro do jardim do Goethe Institut, paredes meias com a Embaixada da Alemanha da Schwarzwald, faremos um pequeno itinerário botânico: daremos nomes ao que está plantado e ao que está por plantar. Abriremos covas sem medo: é de plantas que falamos, enterrar é quase sempre o princípio de nova vida.

António Carmo Gouveia doutorou-se em Ecologia em 2007, pela Universidade de Coimbra, com trabalho em ecologia do montado e atualmente divide a sua investigação entre a ecologia de plantas invasoras e a história da ciência, como investigador no Centro de Ecologia Funcional da UC. Coordena um projeto de investigação e produção de conteúdos para os meios de comunicação social sobre a ligação da UC aos estudos botânicos em África, do qual resultará uma série documental.

Grimm, disseram eles
um espetáculo Há.Que.Dizê.Lo
para as tropas e as famílias
Às 14h30, no Jardim. 

HÁ.QUE.DIZÊ.LO apresenta GRIMM, DISSERAM ELES
Era uma vez um espetáculo que tinha uma casa de vidro. Era uma vez um espetáculo com pessoas ensanguentadas ao pé de árvores. Era uma vez um espetáculo com citações da Gisela do Masterplan. Era uma vez um espetáculo com plasmas. Era uma vez um espetáculo com três pessoas vestidas de ouro a fazer um strip. Era uma vez um espetáculo com taças douradas. Era uma vez um espetáculo com atores em linha recta a dizer textos com cartazes no chão. E nós a fingir que nada disto foi feito antes. Porque tudo se repete. Estás a ver, é assim a vida: abraçaram-se e beijaram-se e se ficaram felizes não é preciso sequer perguntar.

O Há.Que.Dizê.Lo é um colectivo de seis actores-criadores que desde 2006 estrearam oito espectáculos originais. O grupo abriu o seu espaço na zona do Cais do Sodré em 2011. São ruído organizado, caos consciente, são festas tristes, são encontros enérgicos de tragédia e ridículo.


JMFR 2012
Conferência de José Manuel Félix Ribeiro: 
"Portugal, a Alemanha e a Globalização: Novos Desafios"
Às 18h00 na Cafetaria.

Para MARCO ALEMÃO, um evento comissariado pelo Teatro Praga para festejar os 50 anos da presença do Goethe Institut em Portugal, teremos o privilégio de contar com uma conferência pensada por J. M. Félix Ribeiro propositadamente para o acontecimento. Direcionando o seu pensamento de prospetiva estratégica para a relação entre Portugal e Alemanha, Félix Ribeiro toma como objeto de análise a realidade política e económica dos dois países e os seus encontros europeus e globais. Até que ponto se justifica a relação amor-ódio entre Portugal e a Alemanha? 

José Manuel Félix Ribeiro é licenciado em Economia pelo ISCEF, aposentado do Departamento de Prospetiva e Planeamento e Relações Internacionais do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, de que foi subdiretor-geral e onde coordenou a área de Informação Internacional. Responsável pela área de Prospetiva nos cursos de dirigentes do INA, colaborador regular do IDN e do IPRI.



Kinder são presa. Conferências filosóficas para os mais pequenos. 
Com António Guerreiro
Às 11h30, 12h00, 12h30 e 13h00 na Biblioteca. Conferências de 10 minutos para crianças a partir  dos 8 anos de idade. 

Inspirado na série de conferências "Lumières pour les enfants" organizadas pelo Centro Dramático de Montreuil, e publicadas pelas edições Bayard na coleção "Petites Conférences", António Guerreiro explica aos mais pequenos alguns conceitos filosóficos estabelecidos pela língua alemã e que nunca encontraram tradução satisfatória em qualquer outra língua. "Stimmung", "Unheimliche" ou "Bildung" serão o tema de conversas improváveis e curtas com todas as crianças que queiram pensar.

António Guerreiro é ensaísta e crítico literário no semanário "Expresso" e autor de O Acento Agudo do Presente (Prémio de Ensaio P.E.N. 2000, Cotovia).


Quiz Marco Alemão
Um jogo de perguntas
Às 22h30 na Cafetaria. Inscrições gratuitas para producao@teatropraga.com (Assunto: Quiz)

Convidamos todos os chicos espertos, nerds, caixas-de-óculos e sobredotados a tentar a sua sorte num concurso de perguntas organizado com o Francisco Frazão, praticante da modalidade.
Serão aceites inscrições até ao próprio dia (lotação limitada a dez equipas de cinco elementos máximo).


ShopOneHour 
workshop sobre moda alemã por Joana Barrios
Às 14h00, na Biblioteca. Participação gratuita. Inscrições para producao@teatropraga.com (assunto: ShopOneHour)

Uma hora, um objetivo: dissecar a moda alemã. Começar por dentificar, catalogar géneros e definir estilos e ícones: do karl lagerfeld à claudia schiffer, passando pela heidi klum e as birkenstock, harald gloeoecker e hugo boss. 
Depois, vamos às compras para comprovar que passar por Alemão não custa!

Joana Barrios, n.1985. Atriz formada pela ESTC e com uma Pós-Graduação em Crítica de Cinema e Música Pop, da Facultat de Comunicació Ramón Llull, em Barcelona, Espanha. Trabalha especialmente com o Teatro Praga, mas também com outros artistas como Filipa César, Pedro Barateiro ou Cristopher Roth. Publica os seus textos sobre moda e outras questões quotidianas em joanabarrios.com.



Ufa...
uma sessão de cinema com André Godinho
Às 19h30 nas Escadas. Entrada livre.

Ufa... é uma sessão dupla pensada para MARCO ALEMÃO, um evento comissariado pelo Teatro Praga para festejar os 50 anos da presença do Goethe Institut em Portugal. Nesta sessão, o filme La Chambre Jaune de André Godinho é confrontado com uma remontagem de sons de filmes da história alemã. Esta rescrita pretende dar uma resposta natural a La Chambre Jaune: transformar a história de um realizador que quer fazer um filme, na história de um realizador que não quer fazer um filme.

André Godinho realizou, entre outros, os filmes “Riders, “Namban Japan”, “MHM”, “Faz Tudo Parte” (making of do concerto Três Cantos: José Mário Branco, Sérgio Godinho & Fausto) e “La Chambre Jaune”. Realiza vídeo para espectáculos de teatro, música e ópera, nomeadamente com as companhias Teatro Praga e Cão Solteiro, com quem colabora não só como realizador, mas também como ator e co-criador.