terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Workshop C.E.M. O Avarento - 3ª aula

3ª aula
sob o signo de: Que nostalgia de que absoluto nos move na procura do que nos falta?

Pergunta: Mas afinal o que é isso da "Era de Aquário"?

"O objecto da filosofia é a imagem de uma alma humana solitária, matutando nas suas próprias experiências. Tal alma é prisioneira do seu corpo, que não tem contacto com os outros devido as barreiras destes. Não há nenhum significado pessoal. Somos aquilo que somos porque partilhamos uma linguagem e uma forma de vida comum."
Wittgenstein (Karl Johnson) in Wittgenstein de Derek Jarman, 1993

Discussão:
  • Perguntas. Para quê os materiais? Que uso têm? Algumas manifestações de ansiedade em relação ao processo de trabalho. "Trouxe fotografias e livros não trouxe ideias", "Está errado?", "Vim directamente do trabalho esqueci-me do texto do bloco e dos materiais que tinha seleccionado e tenho fome".
  • Análise e divisão de cenas do primeiro acto em função dos temas de pesquisa propostos depois das leituras e conversas das duas primeiras aulas.

Relembrando:

  • Mapas geográficos da vida e das relações humanas - cenas 1 e 2
  • Ironia vs Humor - cena 4
  • Capitalismo e poder económico / Amor e sexualidade - cena 5
  • Poder/mentira, sexualidade/mentira - cena 3

Propostas de materiais e ideias:

  • Criar um mapa geográfico das acções e emoções das personagens e encontrar correspondências com mapas da vida das pessoas que nos são próximas. "O meu pai tem muito a ver com o Harpagão".
  • Mapear os tráfegos de influências entre as personagens. "Ainda não sei muito bem para quê".
  • + 3 músicas (que não tivemos tempo de ouvir), 20 fotografias de várias cidades onde alguém já esteve, muitas fotografias de muitos fotógrafos, Kent Elliot, Mark and Sherry, etc. 3 imagens de Gerárd Uféras de corpos enquadrados sem as suas cabeças, um porta moedas com a etiqueta do preço, História da Sexualidade vol. I e II Michel Foucault, 2 textos com análises de dois diferentes sonhos, "As Aventuras de Pinóquio" e 15 postais humorísticos.

Ideia a propósito de Gerárd Uféras:

"O meu corpo está aqui, mas onde está a minha cabeça? tenho outras imagens, fotografias espalhadas pelas casas da família, os meus afectos, o meu número de telefone nos telemóveis dos outros, são a minha presença fora daqui."

Proposta prática (ficou por fazer)

a) Proposta textual para a cena: transformar os diálogos das cenas do primeiro acto em sinopses narrativas da acção mantendo ou não zonas de diálogo.
b) Estabelecer relações de outros materiais com a proposta textual associada a cada tema.
c) Concepção de cada uma das cenas do primeiro acto.
d) Improvisação das cenas.
e) Análise e discussão das cenas apresentadas.