quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Workshop O Avarento - CITAC

Dia 15 – 19/02

Mais quatro grupos. Uma hora para cada um.

Gil + Talita – Confusão de horários. Como não se podia trabalhar falámos de Zé Celso e Antunes Filho.

Cheila + Pedro – Ensaio puro e duro. Com algumas marcações, passagens e correcções de texto. É muito boa a forma como alguns dos alunos reescrevem o texto. Este workshop está também a entrar no terreno lamacento da bela “escrita criativa”.
No que diz respeito ao trabalho das personagens (é bom escrever isto sem represálias) parece-me que os actores querem sempre fazer mais do que aquilo que é preciso. Querem! Querem! Querem! Está na altura dos "meninos" deixarem de ter esse género de "quereres".

Mariana + Zékinha – Mais “trabalho de palco”. Estou a tirar estas expressões todas do baú. Mas foi isso mesmo que fizemos. A nobreza obriga.
Nesta cena estamos a pensar usar uma canção que também sai directamente do baú: Hopelessly Devoted To You da Olivia Newton-John. Me loooooves it!
Photobucket - Video and Image Hosting

Su + Ana Linda + Marta + Filipa – Aparentemente tínhamos um problema nesta cena com uma maldita fita-cola que faz barulho a mais. Resolvemos a questão fazendo um lindo bailado a fazer lembrar os saraus de ginástica. Também resolvemos uma certa aparência e tendência monolítica que o texto parecia exigir. Aproveitámos para isso o barulho ensurdecedor que é costume ouvir nos corredores da Associação Académica de Coimbra. Cada dia há invariavelmente uma festa. Hoje era a do karaoke. Respondemos assim a um anseio da lista de ideias, trazer o barulho para dentro do CITAC.
Acabamos a cena. Parece-me que a Filipa tem aqui um desafio à altura. Mais uma vez a tendência era “more more more” e eu acho que a cena (ou a ideia) pede “less less less”, que neste caso não é “more” mas é mesmo “less”. Monte More e Pop Less...

Amanhã novas cenas, novas viagens, novos grupos, novas dúvidas, novos problemas.