sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Shall We Dance IV

Já seguir, e antes de folclores turbinados, em Setembro e em dose tripla:

SHALL WE DANCE IV
Off the White, Hunting Scene e Geografias e Tratados são espectáculos inseridos no Ciclo de Duetos “Shall We Dance”, que este ano realiza a sua 4ª edição


CO-PRODUÇÃO TEATRO PRAGA - CULTURGEST - ESPAÇO DO TEMPO
RESIDÊNCIAS CRIATIVAS: O ESPAÇO DO TEMPO - DEVIR/CAPA
ESTREIA: 25 DE SETEMBRO 2007 – HOSPITAL MIGUEL BOMBARDA
ESPAÇO DO TEMPO, BLACK BOX (MONTEMOR-O-NOVO): 3 E 4 DE OUTUBRO
DEVIR/CAPA (FARO): 16 E 17 NOVEMBRO
DURAÇÃO: 2 HORAS C/ INTERVALO

Dando seguimento ao ciclo iniciado em 2003, um ciclo que pressupõe um convite de um elemento do Teatro Praga a um criador “de fora”, programámos para 2007 em parceria com a Culturgest, um Shall We Dance que pretende levar mais longe as condições arriscadas que a proposta deixa antever. Três elementos do Teatro Praga voltam a convidar 3 criadores para partilhar, não apenas uma dança simples e descomprometida mas um território que se antevê povoado de escolhas difíceis e onde universos geracionais, linguísticos, intelectuais, culturais, políticos (e por isso artísticos) procuram os passos possíveis (e não os acertados) para três coreografias teatrais.

PROGRAMA

Off The White (Paula Diogo e Alexander Kelly)
Ambos gostamos de trabalhar numa zona ténue entre a realidade e a ficção e esse é também um ponto de partida para o trabalho. Neste momento estamos a trabalhar sobre várias possibilidades: contagens decrescentes e saltos perigosos; aventuras subaquáticas; bancos de jardim; bandas sonoras para a vida; vinhos de Portugal; listas infindáveis; mutações de crescimento…

Geografias e Tratados (Sofia Ferrão e Nuno Carinhas)
Tu perguntas-me porque é que te convidei, eu respondo-te: porque é que aceitaste? Trocamos cartas que se extraviam, telegramas com erros e e-mails com anexos vazios. Conto-te os meus planos para me manter viva.
Falas-me da tua vontade de bombardear as coisas quietas.
Planeamos um espectáculo boicotado por não querermos ser espectaculares. Por preferirmos criar um desencontro agendado.

Hunting Scene (Cláudia Gaiolas e Daniel Worm d’Assumpção)
Uma cena de caça.
Um espaço pequeno, exíguo, onde o ar quase não cabe. A presa e o predador. O mais fraco é comido. Crise social, crise política, crise geracional, crise cultural, crise de linguagem, crise de identidade. Crise no habitat natural. Terramoto. Equilibrio, desequilíbrio. Centrífugo e centrípeto. Implosão e explosão.

Desenho de luz: Daniel Worm d’Assumpção / Produção: Pedro Pires