terça-feira, 11 de março de 2008

Turbo-Folk?

Porque toda esta merda política […] provém do medo que os políticos têm da morte. O facto de a política servir de travão a mudanças sociais, ser o travão do progresso, esta coisa da política enquanto ciência da prática do travão, enquanto história contra o progresso, apenas acontece porque os políticos se acham muito importantes ou porque o interesse público lhes atribui essa importância. Como tudo se concentra permanentemente nos políticos, eles estão sempre a pensar naquele terrível momento, no dia em que deixarem de ser importantes, em que deixarem de estar lá. E por isso fazem tudo para adiar esse dia, o dia em que se vão embora.
Para resolver este problema só existe a solução proposta por Lenine: os políticos devem suicidar-se aos 50 anos para dar lugar aos próximos. O Lenine propôs mesmo isto, mas o Trotsky impediu-o. O Trotsky dizia que tinha evitado que o Lenine se suicidasse.
E olhando para as coisas desta forma, trata-se de uma dialéctica quase surreal o facto de o Estaline ter morrido por desconfiar de médicos. Uma das últimas loucuras de Estaline foi o processo contra uma suposta conspiração de médicos judeus. Acabou por se deixar tratar por um veterinário, e foi por isso que morreu. O seu último médico foi um veterinário, o Estaline é uma vítima da medicina veterinária.
Heiner Müller, entrevista em 1988