terça-feira, 22 de julho de 2008

Livre/o


Zizek and Theology
Adam Kotsko
Ed. T & T Clark (a continuum imprint)

Já li muitos livros sobre o Zizek. Desde as biografias literárias de Parker, Butler aos seguidores Belsey, Zupancic, Kacem, Chiesa etc e tal. Nenhum está tão perto que se torne afastado. De uma escrita singularmente simplificada e lúcida, este livro de Kotsko ultrapassa a perspicácia de Zizek ao escrever o livro "How to read Lacan", obra indicada por muita gente como um 'básico' zizekiano i.e. um how to read zizek. Para quem nunca leu nada do Zizek, este livro é um substituto de uma obra já imensa. Pena não ter lido este livro antes da entrevista. Bem sei que em geral ele nunca concorda (embora goste) com o que escrevem sobre ele (excepto o do Butler e os amigos do philosophical party ou o the 4th way). Porém este livro é diferente. Tem mãozinha de génio.... hmmmm, o Eric Santner. hiihihih

"Having rejected liberalism, but having yet to arrive at any positive political stance, Zizek spends his middle period in what I call a 'retreat into theory', developing in greater detail his theory of subjectivity and his often paradoxical ethical teachings."

P.S. Para quem o acusa de totalitário, Zizek é um tipo que defende a máxima de Winston: "a democracia é o pior de todos os sistemas com excepção de todos os outros". O que lhe interessa na procura da ideologia é a sua articulação com a perseguição individual de um desejo absolutamente minado por uma fantasia que atravessa 'inconscientemente' toda a pragmatismo ontológico. Para ele totalitária é também a 'negação da negaçã0' que se tornou tutelar via alienação na democracia não-realmente existente. A questão, parece-me, não é o totalitarismo, mas sim Que totalitarismo? Que universalismo? Que individuo?
E não, ele não é crente no sentido básico da coisa. Que coisa, perguntas tu? A coisa, respondo eu.