sábado, 15 de setembro de 2012

Este foi o dia em que descobrimos que Portugal é uma pequena economia que se comporta como se fosse grande. E que a Alemanha é uma grande economia que se comporta como se fosse pequena.

Na extraordinária conferência de José Manuel Félix Ribeiro contextualizou-se a relação económica entre Portugal e a Alemanha, e explicou-se o problema da entrada da Europa no Euro. Sobretudo,  procuraram-se soluções para a economia portuguesa no contexto de um mundo globalizado.  Possibilidades seriam focarmo-nos em áreas como o ambiente e os recursos naturais, na localização privilegiada e no espaço disponível que temos, nas competências tradicionais industriais e nas engenharias, nos pólos de conhecimento e de novas competências (que necessitam de mão-de-obra especializada). Esta reflexão, ausente tanto do Programa do Governo quanto dos memorandos da Troika, permitiria a pouco e pouco encontrar um vislumbre de solução para o País.

Ser um bom backoffice para as multinacionais poderia, de facto, servir de resposta para uma economia empobrecida e permitir a nossa reentrada num mercado globalizado. Pergunto-me apenas que sucederia na próxima bubble.