sábado, 15 de setembro de 2012

Vogue vs Marco

Porque a comparação é importante para nos sentirmos seguros do que somos, eu pensei que seria útil estabelecer uma comparação entre este evento no Goethe-Institut e o evento que, lá em baixo, se passou na 5ª-Feira (13 de Setembro), o Vogue Fashion´s Night Out.
O prólogo deste último é qualquer coisa assim: "O relógio marca 19 horas. Mas, nesta noite, as portas não se fecham: acendem-se luzes néon, afina-se o volume do batimento eletrónico, erguem-se bandejas de morangos e distribuem-se flutes de champanhe." 

Já o Marco Alemão descreve-se como: "A convite do Goethe Institut de Portugal, o Teatro Praga pensou num dia inteiro de atividades para abrir o início de um ano comemorativo dos 50 anos da presença deste Instituto em Portugal. Desde o final da manhã até ao início da manhã seguinte, os diversos espaços do edifício serão ocupados com acontecimentos e propostas artísticas comissariados pelo Teatro Praga." 

A comparação torna-se credível e oportuna porque o Alemão está na moda, especialmente Berlim onde deambulam Pragas de gentes muito artísticas que usam óculos de massa e roupa em segunda mão. 
O mote está então lançado e ao longo deste dia irei tentar, com muito sentimento, descrever o que por aqui se passa.

Para começar posso dizer que se na Avenida da Liberdade se via gente bonita, gente com glamour e gente que, acima de tudo, sabe estar; no Goethe-Institut o ambiente não fica atrás. Não temos morangos com chantily na GANT USA mas já tivemos a Joana Bárrios a desenhar o símbolo da ADIDAS num quadro enquanto falava sobre a "moda" alemã. Temos também um rapaz com uma trança e um chapéu de Pluto logo à entrada, o que não sei se é relevante, mas é giro de se ver.

Até já,
rodrigo